SUBMISSÃO DE TRABALHOS


NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS
(COMUNICAÇÃO ORAL, PÔSTER, MINICURSO, OFICINA e AÇÃO CULTURAL)
I Seminário do PET/Conexões de Saberes na UFRPE - Ensino Pesquisa e Extensão: interfaces com a sociedade (I SEMIPETCONEX)

Devem-se ler e aceitar essas normas e orientações antes de se inscrever no I Seminário do PET/Conexões de Saberes na UFRPE.

I – A participação no evento I SEMPETCONEX é gratuita, estando condicionada ao envio e à aceitação, pela comissão científica, de RESUMOS de trabalhos, escritos em língua portuguesa, dentro de uma das ÁREAS TEMÁTICAS do evento, através do preenchimento das fichas de inscrição, localizadas através dos links:

- COMUNICAÇÃO ORAL (Encerradas) e PÔSTER (Encerradas): Ficha de inscrição.
- MINICURSO e OFICINA (Encerradas): Ficha de inscrição.
- AÇÂO CULTURAL (Encerradas): Ficha de inscrição.

II – Receberão certificados apenas os trabalhos que forem devidamente apresentados durante o evento. Devem-se apresentar os trabalhos no horário previsto pela organização.

III – As modalidades de apresentação dos trabalhos são: COMUNICAÇÃO ORAL, POSTER, MINICURSO, OFICINA e AÇÃO CULTURAL.  Os trabalhos, na modalidade AÇÃO CULTURAL podem abranger uma série de experiências práticas a serem vivenciadas durante o evento, como MURAIS, EXPOSIÇÕES, MOSTRAS, etc.

IV – O formato de submissão à comissão científica para todos os trabalhos é RESUMO.

O resumo é um exercício que combina a capacidade de síntese e a objetividade. O resumo é um texto que apresenta as ideias ou fatos essenciais desenvolvidos num outro texto, expondo-os de um modo abreviado e respeitando a ordem pela qual surgem. Resumir um texto é condensar as idéias principais, respeitando o sentido, a estrutura e o tipo de enunciação, isto é, os tempos e as pessoas, com ajuda do vocabulário de cada um. É, assim, apresentar um raciocínio objetivamente, escolher o essencial dos dados de um problema, as características de uma situação, as conclusões de uma análise, sem nenhum comentário (Norma NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas).

 V – O resumo deverá trazer reflexões decorrentes de ações de ensino, pesquisa ou extensão, concluídas ou em andamento, ou ainda de experiências práticas realizadas, dentro das seguintes ÁREAS TEMÁTICAS:
1. Linguagem, Educação e Cidadania
2. Ciências, Tecnologias e Inclusão Social
3. Arte, Cultura e Identidade
4. Educação, Políticas Públicas e Avaliação
5. Diversidade Cultural, Políticas Afirmativas e Cidadania.

VI – Para as Modalidades COMUNICAÇÃO ORAL e POSTER, os RESUMOS devem conter no mínimo duzentas (200) e um máximo de trezentas (300) palavras – sem considerar nessa contagem o título, o(s) nome(s) do(s) autor(es) e o nome da instituição de origem. Apenas o título do trabalho deve estar em maiúsculas.

Expectativas: O texto do resumo deverá dar conta, de uma forma clara e concisa, do tema ou objeto do estudo, definindo o(s) objetivo(s), identificando a(s) hipótese(s), que fundamentam teoricamente o estudo, dentro da área temática do evento, explicando os procedimentos usados no estudo, descrevendo e discutindo os resultados alcançados ou esperados, mais importantes, evitando especulações não fundamentadas.

VII – Para a modalidade MINICURSO e OFICINA, os RESUMOS devem conter no mínimo duzentas (200) e um máximo de trezentas (300) palavras – sem considerar nessa contagem o título, o(s) nome(s) do(s) autor(es) e o nome da instituição de origem. Apenas o título do trabalho deve estar em maiúsculas.

Expectativas: O texto do resumo deverá dar conta, de uma forma clara e concisa, do tema ou objeto do trabalho, definindo o(s) objetivo(s) da apresentação a ser realizada durante o evento, identificando importância e relevância, dentro da área temática do evento, explicando os procedimentos a serem usados, descrevendo e discutindo os resultados esperados, mais importantes, e explicitando principalmente, os recursos necessários, a justificativa para seu uso, e ainda o tempo de apresentação (2h ou 4h), número de participantes (máximo: 25), como também, o tipo de apresentação: OFICINA ou MINICURSO.

Atenção: Os recursos e materiais necessários são de responsabilidade do proponente, salvo algumas exceções que estiverem dentro das possibilidades da organização.

VIII – Para a modalidade AÇÃO CULTURAL, os RESUMOS devem conter no mínimo duzentas (200) e um máximo de trezentas (300) palavras – sem considerar nessa contagem o título, o(s) nome(s) do(s) autor(es) e o nome da instituição de origem. Apenas o título do trabalho deve estar em maiúsculas.

Expectativas: O texto do resumo deverá dar conta, de uma forma clara e concisa, do tema ou objeto do trabalho, definindo o(s) objetivo(s) da apresentação a ser realizada durante o evento, identificando importância e relevância, dentro da área temática do evento, explicando os procedimentos a serem usados, descrevendo e discutindo os resultados esperados, mais importantes, e explicitando principalmente, os recursos necessários, a justificativa para seu uso, e ainda o tempo de apresentação (mínimo 30 minutos), número de componentes e a estimativa de público, como também, o tipo de apresentação: MURAL, EXPOSIÇÃO, MOSTRA ou outro (especificar).

Atenção: Os recursos e materiais necessários são de responsabilidade do proponente, salvo algumas exceções que estiverem dentro das possibilidades da organização.

IX – Os trabalhos, selecionados na modalidade COMUNICAÇÃO ORAL, deverão ser apresentados e discutidos no evento, através de uma exposição oral, pelo 1º autor do trabalho, com ajuda de uma apresentação em slides (formato powerpoint), dentro de um intervalo máximo de 15 minutos, incluindo 3 minutos para discussão. A comissão científica do evento se encarregará de certificar a apresentação do trabalho.

Atenção: Apenas os trabalhos, aprovados e apresentados na modalidade COMUNICAÇÃO ORAL, deverão ser entregues à Comissão Organizadora, durante a realização do evento, no formato de ARTIGO COMPLETO, para ser publicado nos Anais do Evento. O texto completo deverá expor o tema ou objeto de estudo, o(s) objetivo(s), a linha teórica em que se insere, a metodologia e os resultados ou contribuições do estudo para a sua área de inserção. A versão completa dos trabalhos deve abranger, no mínimo, 08 páginas e no máximo 12 páginas, devendo ser digitado em formato A4, usando sempre programa Microsoft Word, fonte Times New Roman, tamanho 12. O trabalho deverá conter os seguintes elementos na ordem que segue: Título do trabalho em maiúscula, centralizado, negrito, tamanho 14, fonte Times New Roman, espaçamento simples. O nome completo do autor e dos coautores, sem abreviaturas, alinhados à esquerda. Dados de identificação do autor e coautores devem ser colocados em nota de rodapé, no fim da primeira página (titulação, grupo, nome da instituição de origem e e-mail). Indicação da ÁREA TEMÁTICA ao qual se vincula o trabalho, alinhada à esquerda. O resumo aprovado pela comissão científica, em parágrafo único, com espaçamento simples entre suas linhas e no modo justificado. Apresentar em seguida as palavras-chaves, alinhadas à esquerda. O corpo do artigo deverá ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm, justificado, com as páginas numeradas, à direita, no topo da página. Para todas as margens usar 2,5 cm. As citações a partir de 4 linhas devem ser destacadas do texto, apresentando  a seguinte formatação: espaço simples, recuo à esquerda 4 (quatro) cm e fonte 11. As referenciais devem estar no final do texto. Consultar as Normas da ABNT, em vigor.

X – Os trabalhos, selecionados na modalidade POSTER, deverão ser apresentados no evento, como uma exposição em pôster (dimensão: 1m x 90cm), pelo 1º autor do trabalho, dentro de um intervalo de 2 horas, incluindo uma exposição para a comissão científica do evento, que se encarregará de certificar a apresentação do trabalho.

XI – Os trabalhos, selecionados na modalidade MINICURSO e OFICINA, deverão ser apresentados no evento, dentro de um intervalo de 2 ou 4 horas e exigem a INSCRIÇÃO de participantes. Dessa maneira, a INDICAÇÃO DO TEMPO DA APRESENTAÇÃO (2h ou 4h) e a previsão do NUMERO MÁXIMO DE PARTICIPANTES (máximo: 25) devem ser feita no RESUMO submetido. A comissão científica do evento se encarregará de certificar a apresentação do trabalho.

XII – Os trabalhos, selecionados na modalidade AÇÃO CULTURAL, deverão ser apresentados no evento, dentro de um INTERVALO MÌNIMO de 30 minutos e são de participação livre, não exigindo a inscrição de participantes. Dessa maneira, a indicação do NÚMERO DE COMPONENTES da ação, a indicação do TEMPO DA APRESENTAÇÃO e uma ESTIMATIVA DE PÚBLICO devem ser feitas no RESUMO submetido. A comissão científica do evento se encarregará de certificar a apresentação do trabalho.


XIII – O trabalho deve ser submetido pelo 1º autor (não pode ser submetido pelo coautor).

XIV – Não se pode inscrever mais de 1 (um) trabalho na condição de 1º autor. Caso seja submetido mais de um trabalho, para um mesmo autor, serão desconsiderados, os trabalhos com submissão mais recente.

XV – Cada trabalho poderá ter, no máximo, 4(quatro) pessoas, sendo o 1(um) autor e 3(três) coautores.

XVI – Durante a submissão do resumo do trabalho, o 1º autor deverá indicar os coautores do trabalho, que também estejam efetivando suas inscrições, e que deverão efetivamente participar do evento, caso o resumo do trabalho seja aprovado.
XVII – Além das expectativas explicitadas nos itens VI, VII e VIII, os critérios utilizados para a seleção dos trabalhos no evento incluem ainda: 
a) Vinculação com a área temática; 
b) Coerência e coesão na argumentação;
c) Apresentação de resultados parciais, ou conclusivos, do trabalho em andamento ou concluído;

XVIII – A revisão ortográfica e gramatical é de responsabilidade dos autores.

XIX – Todos os trabalhos aprovados e apresentados (resumos e trabalhos completos) serão publicados no blog do evento, para leitura e download, na forma de publicação, como ANAIS do evento.

XX – A inscrição nas OFICINAS e MINICURSOS será feita no momento do credenciamento, de acordo com o número de vagas disponível. Portanto, ao se inscrever, o participante está ciente de que a inscrição em uma OFICINA ou MINICURSO não é garantida.

XXI – Só serão respondidos os pedidos de informação se o caso levantado não foi previsto por estas normas.

XXII – Ao se inscrever no evento, o autor do trabalho declara, para todos os fins de direito, que as informações prestadas são verídicas, implicando saber que a constatação, a qualquer tempo, de informação falsa, faz nulo todo o procedimento em relação à inscrição, sem prejuízo das demais providências cabíveis.

Agradecemos a confiança dos colegas para o sucesso do seminário, que busca contribuir com o fortalecimento da universidade pública, cada vez mais promotora da educação, das ciências, da cidadania e inclusão social.

Atenciosamente,
A organização do evento